a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Podcast: o que os gastos do governo têm a ver com a poupança negativa

Cardoso Advogados Associados > Covid  > Podcast: o que os gastos do governo têm a ver com a poupança negativa

Podcast: o que os gastos do governo têm a ver com a poupança negativa

Minuto Invest de hoje, dia 10, explica por que os investidores da bolsa estão de olho na proposta do governo federal de reformular o programa Bolsa Família. O Ibovespa, principal índice do mercado, recuou 0,66% nesta terça-feira, para 122.202 pontos.

De olho nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro prometeu ampliar o valor do benefício pago a brasileiros carentes, e a atingir um número maior de famílias. Para custear o programa, a equipe econômica tem proposto uma série de ajustes no orçamento, entre eles a postergação do pagamento de precatórios (recursos que o governo deve a cidadãos e empresas que ganharam causas judiciais).

O assunto é indigesto para o mercado, que vê a promessa de gastos como mais um indicativo de inflação e, consequentemente, juros mais altos nos próximos anos. Com o IPCA batendo quase 9% em 12 meses, o horizonte para a Selic é de uma rápida e intensa subida.

A alta dos preços, aliás, fez com que a poupança registrasse seu 11º mês de perda real. Nos últimos 12 meses, a diferença entre a inflação e o rendimento da caderneta foi de -6%. Isso significa que quem tem recursos aplicados na poupança não só não está multiplicando o patrimônio, como está perdendo dinheiro, em termos reais.

O podcast desta terça-feira fala, ainda, dos efeitos da alta dos juros e da inflação para as construtoras na bolsa. A MRV (MRVE3) acumula perdas de mais de 30% só nos últimos 6 meses. Ouça abaixo:

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.