Possíveis casos de reinfecção pela Covid-19 são investigados no Hospital das Clínicas de SP
Cientistas ainda não conseguiram comprovar que é possível se reinfectar pelo coronavírus, mas diversos relatos apontam reaparecimento dos sintomas em pacientes que já haviam se recuperado. 13 de julho – Movimento no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade de São Paulo. O local foi reaberto depois de 111 dias fechado por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19)
Werther Santana/Estadão Conteúdo
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo investiga o caso de pacientes que voltaram a testar positivo depois de terem se recuperado da Covid-19. A reinfecção pelo vírus ainda é apenas uma hipótese.
Além de apresentarem novos testes positivos tempo depois de terem se recuperado do vírus, o HC explicou em nota que dois pacientes também voltaram a ter sintomas, mas não especificou quais foram nem o estado de saúde atual deles.
Assim como a hipótese de terem se infectado mais de uma vez, o HC também estuda a possibilidade dos testes positivos serem, na realidade, de fragmentos inativos do coronavírus que permaneceram no corpo dos pacientes, enquanto que a volta dos sintomas seriam de uma virose causada por vírus diferente.
“Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por: outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos que permaneceram no corpo do paciente; pela longa permanência do vírus no corpo, com período de inatividade; pela reinfecção, hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional”, explicou o HC em nota.
Sintomas reaparecem três meses após paciente ter sido diagnosticada com Covid-19 na Grande Natal
Cearenses recuperados da Covid-19 voltam a ter sintomas após meses da infecção
Possível caso de reinfecção de coronavírus na Grande BH é investigado pelos órgãos de Saúde
Ambos os pacientes estão sendo acompanhados pelo HC e serão testados para outros vírus, a fim de descartar a hipótese de infecção por vírus diferente da Covid-19. O HC não informou perfil dos pacientes.
Reinfecção e Covid-19
Até o momento, os cientistas não conseguiram comprovar a possibilidade de se infectar mais de uma vez pelo coronavírus.
Contudo, no dia 13, pesquisadores de uma universidade britânica anunciaram que a carga de anticorpos de recuperados do coronavírus pode cair drasticamente ao longo do tempo – depois de 3 ou 4 meses. Uma das sugestões da pesquisa é que a reinfecção é possível.
Se comprovada a hipótese de reinfecção, as discussões sobre da imunidade de rebanho em torno da Covid-19 – quando uma população, ao atingir um número alto de pessoas resistentes a um vírus (por já terem sido infectadas ou vacinadas), cria um ambiente em que o vírus não consegue encontrar pessoas suscetíveis a serem infectadas – não seriam válidas.
‘Não há evidência que o Brasil ou alguma parte do país tenha alcançado imunidade de rebanho’, diz diretor da Opas
Casos de reinfecção pelo novo coronavírus são isolados, diz cientista
Initial plugin text