Reino Unido relata primeiro caso de perda auditiva repentina devido à Covid-19
Caso foi publicado na ‘The BMJ’. Médicos dizem que a condição não é comum, mas conhecimento da sequela para tratamento imediato é importante. Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus
NIAID via Nasa
Relatório publicado nesta terça-feira (13) pela revista científica “BMJ Case Reports” relata o primeiro caso de um paciente com a Covid-19 com perda repentina da audição no Reino Unido. De acordo com os especialistas, a condição não é comum, mas é importante detectá-la para conseguir tratar imediatamente e reverter o quadro.
Covid-19, gripe ou resfriado? Confira os sintomas
Veja o que estudos recentes descobriram sobre efeitos do novo coronavírus no corpo
Sintomas: tosse e febre continuam no topo, mas veja outros sinais do coronavírus no corpo
Os autores explicam que a perda de audição é observada por otorrinolaringologistas em uma frequência que varia entre 5 a 160 casos por 100 mil pessoas. As causas ainda não foram 100% comprovadas, mas o sintoma já havia sido relatado após algumas infecções virais, como herpes e gripe.
O relato dos médicos apresentado pela “BMJ” não é o primeiro que relaciona a Covid-19 à perda de audição – outros casos na Tailândia, Estados Unidos e China já foram registrados, sendo o primeiro confirmado ainda em abril. Este é, na verdade, o primeiro caso no Reino Unido.
Pessoas com sintomas de Covid-19 devem procurar um médico
O paciente
Os médicos descreveram o paciente como um homem de 45 anos com asma. Ele estava internado e precisou ser levado para o setor de garganta, nariz e ouvido devido à falta inesperada de audição.
Segundo o relato dos especialistas, o paciente buscou atendimento após 10 dias com os sintomas da doença em casa. Ele precisou ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à dificuldade para respirar. O homem precisou respirar com a ajuda de ventilação mecânica por um mês.
Além da perda auditiva, o paciente também desenvolveu outras complicações recorrentes da infecção pelo novo coronavírus. Ele foi tratado com o remdesivir – remédio ainda em fase de análise no Brasil –, anti-inflamatórios e precisou de transfusão de sangue.
Uma semana após a remoção do tubo de respiração, no entanto, ele percebeu o zumbido no ouvido esquerdo e, em seguida, uma perda auditiva súbita. O homem nunca havia apresentado problemas de audição.
Os especialistas que cuidaram do caso dizem no artigo que fizeram exames nos canais auditivos, mas o paciente não tinha obstruções ou inflamação. O teste de audição, por outro lado, revelou que ele tinha perdido boa parte do sentido do ouvido esquerdo. Os exames para artrite reumatoide, gripe e HIV deram negativo e levaram os médicos a relacionar o problema ao novo coronavírus.
“Apesar da literatura existente já considerável sobre a Covid-19 e seus vários sintomas associados, há uma falta de discussão sobre a relação da doença com a audição”, disseram os autores.
“Perda auditiva e zumbido são sintomas observados em pacientes com a Covid-19 e também vírus Influenza, mas eles não foram destacados ainda”.
VÍDEOS: o que se sabe sobre o coronavírus
Initial plugin text