Governador diz que MG recusou proposta da Vale de reparação por tragédia em Brumadinho
[ad_1]
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou ter recusado a proposta apresentada hoje pela Vale em audiência sobre reparação pelo rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho, em janeiro de 2019.
“Recusamos oficialmente a proposta apresentada pela Vale no processo em que cobramos reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho. O que aconteceu em Mariana não se repetirá!”, afirmou Zema em postagem no Twitter. O governador não informou qual o valor proposto pela mineradora.
Initial plugin text
Ainda segundo Zema, o acordo acontecerá apenas com “valor justo e num formato que possibilite a reparação rápida e efetiva para a sociedade mineira”. O governador ainda disse estar junto com Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), defensorias públicas e Advocacia-Geral da União (AGU) no debate sobre o acordo.
Em nota, a Vale informou que “segue mantendo um diálogo construtivo” com o governo de Minas Gerais e com a Justiça, visando possível acordo “em benefício de todo o Estado e especialmente das populações de Brumadinho e municípios impactados da calha do rio Paraopeba”. Segundo a companhia, ainda não há definição de valores para um eventual acordo.
A discussão sobre a reparação que será paga pela Vale acontece no Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão de mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A próxima audiência está marcada para 9 de dezembro.
Na audiência realizada hoje, a Vale aceitou estender até dezembro o pagamento do auxílio emergencial para os atingidos pelo desastre.
Imagem do desastre do rompimento da barragem em Brumadinho
Divulgação/Presidência
[ad_2]
Source link