a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

EUA buscam coordenar saída de tropas do Afeganistão com aliados

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > EUA buscam coordenar saída de tropas do Afeganistão com aliados

EUA buscam coordenar saída de tropas do Afeganistão com aliados

[ad_1]


Mais de 3,5 mil soldados americanos estão no país, junto com outros 6,5 mil de aliados da Otan A Casa Branca está tentando coordenar com seus principais aliados a retirada das tropas americanas do Afeganistão, uma decisão antecipada pela imprensa na terça-feira e que será oficialmente anunciada pelo presidente Joe Biden nesta quarta.
“Juntos atingimos os objetivos que pretendíamos atingir e agora é hora de trazer nossas forças para casa”, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, antes de uma reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.
Stoltenberg, por sua vez, afirmou que vê com bons olhos a oportunidade de coordenar a saída das tropas do Afeganistão e consultar todos os países envolvidos na missão sobre a futura presença internacional no país.
Antony Blinken
Frederic J. Brown/AP
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e representantes de outros países participarão da reunião entre Blinken e Stoltenberg para definir os planos para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, o que deve ocorrer até 11 de setembro deste ano, data que marca o 20º dos ataques contra o World Trade Center e o Pentágono.
Biden anunciará o novo cronograma de saída do Afeganistão na tarde desta quarta-feira. No ano passado, agora ex-presidente Donald Trump chegou a um acordo com os talebans e anunciou que as tropas americanas deixariam o país até o dia 1º de maio.
Mais de 3,5 mil soldados americanos ainda estão no Afeganistão, atuando junto com outros 6,5 mil militares de países aliados da Otan. Segundo uma fonte com conhecimento dos planos de Biden, as tropas dos EUA começarão a deixar o país gradualmente a partir de maio.
Blinken vem conversando nos últimos dias com vários representantes de outros países, integrantes do Congresso americano e ex-funcionários do governo americano sobre os planos de Biden, segundo fontes do Departamento de Estado.
Entre as pessoas consultadas estão o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, e os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália e Turquia.
Aliados dos EUA estão elogiando os esforços para coordenar a saída, o que marca uma mudança em relação à abordagem adotada por Trump. O ex-presidente anunciou medidas importantes, como a retirada de soldados da Síria, sem consultar outros países e criticou repetidas vezes a Otan.
Além da saída do Afeganistão, os integrantes da Otan estão discutindo uma resposta ao aumento da presença militar russa na fronteira com a Ucrânia.
Autoridades americanas disseram que a Rússia pode ser alvo de outras sanções por causa das ações relacionadas à Ucrânia. O governo de Biden também pretende continuar dando apoio militar ao país, de acordo com uma fonte do Departamento de Estado.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.