Adidas vai descontinuar operações da Reebok e ações caem em Frankfurt
[ad_1]
A fabricante alemã de vestuário e artigos esportivos diz que a decisão faz parte de sua nova estratégia de cinco anos A fabricante alemã de vestuário e artigos esportivos Adidas anunciou nesta terça-feira (16) que irá descontinuar as operações da marca Reebok, que havia adquirido em 2006 por quase US$ 4 bilhões.
A empresa diz que a decisão faz parte de sua nova estratégia de cinco anos. “Como resultado dessa revisão [de estratégias], a empresa decidiu agora iniciar um processo formal de desinvestimento da Reebok”, disse em nota publicada em seu site.
A Adidas já irá reportar a Reebok como operações descontinuadas a partir do primeiro trimestre de 2021 e prometeu mais detalhes sobre o plano de negócios estratégico até 2025 no dia do investidor da empresa, que acontecerá virtualmente em 10 de março de 2021. Há pouco, as ações da companhia caíam 0,97% em Frankfurt.
“As oportunidades de crescimento de longo prazo em nosso setor são altamente atraentes, especialmente para marcas esportivas icônicas”, disse o presidente da Adidas, Kasper Rorsted, em nota. “Após uma avaliação cuidadosa, chegamos à conclusão de que a Reebok e a Adidas serão capazes de realizar significativamente melhor seu potencial de crescimento de forma independente uma da outra. Vamos trabalhar diligentemente nos próximos meses para garantir um futuro de sucesso para a marca Reebok e a equipe por trás dela.”
A Adidas já havia anunciado em dezembro que estudava soluções para o futuro da Reebok. A aquisição da Reebok veio como caminho para expandir a operação da empresa alemã nos Estados Unidos e desafiar seu maior rival, a Nike, no seu território. Na época, a Reebok era patrocinadora da Associação Nacional de Basquete (NBA). Mas analistas avaliaram que o plano decepcionou, segundo a agência “Dow Jones Newswires”. A Adidas conseguiu melhorar os negócios da Reebok, mas as vendas ficaram atrás das da própria Adidas e derrubaram os lucros do grupo. Os resultados até o terceiro trimestre de 2020 também apontam que o desempenho da marca americana foi pior.
A Reebok já havia passado por um projeto de recuperação em 2016, chamado de Muscle Up. Em 2018, ela voltou a ser lucrativa, dois anos antes do previsto no programa. Em 2019, as vendas da Reebok cresceram 3,6%, para 1,75 bilhão de euros, impulsionadas pelo crescimento de dois dígitos nos Estados Unidos, seu mercado doméstico. As vendas da marca Adidas, no entanto, cresceram 8,3%, para 21,51 bilhões de euros.
“Voltar ao lucro foi um bom passo, mas impulsionar a receita é outra coisa”, disse Piral Dadhania, analista da RBC Capital Markets, em matéria da agência “Dow Jones”. Ele estimou que a Reebok pode atingir um valor entre 1,9 bilhão de euros e 3,6 bilhões de euros. Dadhania disse que os investidores perderam a fé em uma recuperação da marca e consideram que uma venda liberaria a administração da Adidas para se concentrar em sua marca principal.
16/02/2021 12:02:34
[ad_2]
Source link