BC da Rússia aumenta taxa de juros para 4,50% e sinaliza novas altas
[ad_1]
Na decisão, a autoridade monetária russa argumentou que a inflação está acima das previsões no primeiro trimestre de 2021 e que a demanda está se recuperando mais rápido do que o esperado O banco central da Rússia aumentou a taxa referencial de juros em 25 pontos-base na decisão de política monetária desta sexta-feira, elevando-a de 4,25% para 4,50% ao ano. A instituição ainda sinalizou novos aumentos nas próximas reuniões.
Na decisão, a autoridade monetária russa argumentou que a inflação está acima das previsões no primeiro trimestre de 2021 e que a demanda está se recuperando mais rápido do que o esperado.
Evgeny GoTown.ru/Pixabay
“A rápida recuperação da demanda e a elevada pressão inflacionária exigem um retorno à política monetária neutra. O Banco da Rússia continuará a determinar o cronograma e o ritmo de um retorno à política monetária neutra, levando em consideração a dinâmica da inflação real e esperada em relação à meta e a evolução econômica ao longo do horizonte de previsão, bem como os riscos impostos pelas condições internas e externas e a reação dos mercados financeiros”, justificou o BC no comunicado da decisão.
“Dito isso, o Banco da Rússia mantém aberta a perspectiva de novos aumentos na taxa básica em suas próximas reuniões. Dada a orientação atual da política monetária, a inflação anual retornará à meta perto de 4% no primeiro semestre de 2022 e permanecerá nesse nível mais adiante”, avisou.
Após a decisão, o dólar estendeu a queda contra o rublo na sessão.
[ad_2]
Source link