Bolsonaro reconhece vitória de Biden 38 dias após eleição nos EUA
[ad_1]
A demora foi atribuída à simpatia de Bolsonaro por Donald Trump, derrotado pelo democrata nas urnas O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou nesta terça-feira o democrata Joe Biden 38 dias após sua vitória na eleição americana, confirmada no dia 7 de novembro pelos meios de comunicação local.
Embora o Colégio Eleitoral americano só tenha oficializado ontem o resultado nacional, o Brasil foi um dos últimos países a reconhecer a vitória de Biden. A demora foi atribuída à simpatia de Bolsonaro pelo atual presidente, Donald Trump, derrotado pelo democrata nas urnas.
Ao divulgar nota com a saudação de Bolsonaro, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que a mensagem foi enviada a Biden “após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA”. Biden conquistou 306 delegados, contra 232 de Trump, em um pleito no qual o vencedor em cada Estado leva todos os delegados daquela unidade da federação.
“Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos'”, disse Bolsonaro na mensagem a Biden. “Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.”
Momentos antes da divulgação da nota, Bolsonaro havia afirmado em entrevista à Band que havia ordenado ao chanceler Ernesto Araújo que desse “um start” para que os canais oficiais do governo se comunicassem com a equipe de Biden.
“Alguns minutos antes de entrar no ar eu já dei um ‘start’ para o nosso ministro Ernesto Araújo, para ele fazer essa comunicação nossa, nas redes oficiais do governo. Depois, nas minhas redes particulares”, disse Bolsonaro. “Da minha parte, e da parte dele com toda certeza, o americano é pragmático, nós vamos fazer um trabalho de cada vez mais de aproximação.”
Jair Bolsonaro
Marcelo Camargo / Agência Brasil
[ad_2]
Source link