Bolsonaro repete discurso de Trump e fala em “fraude na eleição nos EUA”
[ad_1]
Declarações vão na contramão de outras autoridades brasileiras e líderes mundiais Na contramão de outras autoridades brasileiras e líderes mundiais, unânimes em repudiar a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores de Donald Trump na tarde desta quarta-feira, Jair Bolsonaro repetiu o discurso do presidente americano e disse que “teve muita denúncia de fraude” na eleição do país.
A afirmação foi feita a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Ao chegar à residência oficial após o expediente, Bolsonaro foi indagado por uma apoiadora sobre se queria comentar as tensões na capital dos EUA.
“Eu acompanhei tudo aí. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Então você já sabe qual a minha resposta aqui”, respondeu o presidente. “Agora, muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso há um tempo e a imprensa falou ‘sem provas, o presidente Bolsonaro falou que teve, foi fraudada as eleições americanas [sic]’.”
Jair Bolsonaro
Marcelo Camargo / Agência Brasil
A apoiadora então perguntou se “essas eleições agora também foram fraudadas”, aparentemente referindo-se às eleições municipais de novembro de 2020, e o Bolsonaro respondeu que acredita que a sua eleição, em 2018, foi fraudada.
“Não, essa nova eleição [de 2020] que você quer dizer? Porque a minha foi fraudada. Eu entendo, eu tenho indícios de fraude na minha eleição”, disse. “Era para ter ganho no primeiro turno [sic].”
O presidente ainda repetiu notícias falsas contra a segurança das urnas eletrônicas. “Ninguém reclamou que foi votar no 13 e a maquininha não respondia. O contrário, quem ia votar no 17, não funcionava ou para alguns já apareciam o 13 lá”, disse, referindo-se aos números eleitorais do PT e do PSL, seu partido em 2018.
Desde sua eleição, Bolsonaro afirma que houve fraude na disputa, mas jamais apresentou qualquer indício ou prova disso.
No início da tarde desta quarta-feira, antes da invasão do Congresso, Trump participou de uma das manifestações de seus apoiadores em Washington. Ao discursar, incentivou que os simpatizantes fossem até o Capitólio para pressionar os republicanos a apoiarem seus esforços para reverter a derrota nas urnas.
Após a invasão, a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden por deputados e senadores foi suspensa. Uma mulher foi baleada e morta no tumulto. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Trump voltou a repetir falsas alegações de fraude, já rejeitadas por autoridades eleitorais dos dois partidos e por diversos tribunais estaduais e federais.
[ad_2]
Source link