Brexit: Reino Unido e União Europeia estão próximos de um acordo
[ad_1]
Negociadores chegaram nesta quarta-feira a um esboço de entendimento O Reino Unido e a União Europeia estão prestes a selar um acordo comercial antes do Natal.
Os negociadores chegaram hoje ao esboço de um entendimento e as equipes de negociação trabalharam até a noite para finalizar a redação do documento que formalmente concluirá a separação da Grã-Bretanha do bloco quase cinco anos após o referendo de 2016.
O documento precisa ser aprovado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e pelos governos da UE. Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mantiveram conversas telefônicas nos últimos dias para tentar o acordo antes de o Reino Unido deixar o bloco no fim do mês.
Segundo pessoas a par das negociações, o Reino Unido fez concessões na área de pesca nas últimas horas, o que acabou com impasses.
Os avanços aumentam as esperanças de que uma ruptura econômica caótica entre os dois lados no dia de Ano Novo possa ser evitada, disseram autoridades.
Depois de resolver algumas questões relativas a concorrência leal, os negociadores discutiram sobre os direitos de pesca da UE no Reino Unido. Trabalhavam, ainda, para garantir um acordo provisório para um relacionamento pós-Brexit após nove meses de negociações.
Fontes de ambos os lados disseram que as negociações longas e difíceis estão na reta final.
Uma alta fonte do governo britânico disse que Johnson estava pronto para fazer um acordo comercial com a UE, depois que notícias veiculadas pela imprensa destacaram que o entendimento já estava concluído a pouco mais de uma semana de o Reino Unido sair do bloco.
Desde que deixou formalmente a União Europeia em 31 de janeiro, o Reino Unido vem negociando um acordo de livre comércio com o bloco de 27 membros na tentativa de facilitar sua saída do mercado único e da união aduaneira da UE no fim deste ano.
[ad_2]
Source link