Discovery Commerce: sistema do Facebook antecipa necessidades e oferece processo de compras em poucos passos
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Com o uso de dados e insights, empresas podem encontrar o público-alvo ideal para um produto, com um grau inédito de precisão O mundo mudou rápido e, com ele, a jornada do consumidor. Hoje, com os smartphones e a publicidade digital, ela se tornou muito menos linear. E mais do que preço, clientes passaram a também considerar outros aspectos na hora de comprar. É preciso, então, entender ainda mais a fundo os interesses das mais diversas pessoas – e apresentar a elas os produtos e serviços que mais as interessam. Levando tudo isso em conta, o Facebook lançou um sistema de marketing para ajudar marcas a anteciparem demandas: o Discovery Commerce.
Usando tecnologias de inteligência artificial e machine learning, o produto ou serviço de uma marca consegue encontrar o consumidor certo a partir de uma rica base de dados. Quem vende sapatos ecológicos, por exemplo, pode encontrar o nicho mais adequado, que não necessariamente é o mesmo daquela marca de calçados esportivos. Direcionando esse processo, entram o uso consciente dos dados e o respeito à privacidade de cada consumidor.
“Aprofundando a parceria com o Facebook, elaboramos um novo modelo de trabalho com objetivo de trazer ainda mais relevância a nossa mensagem. Exploramos ao máximo o Pixel no site e o SDK no APP, os criativos Mobile First e as melhores práticas de estrutura de conta a fim de aprimorar o uso de machine learning. Encontramos no Facebook um parceiro fundamental em nossa estratégia de negócios, com estratégias que possibilitam atingir o público-alvo no momento certo.”
André Kliousoff, Head of Marketing, BTG Pactual digital
Vendas proativas
Na medida em que a tecnologia para a compra online foi ficando mais amigável, o consumo no e-commerce também vinha aumentando, ano após ano. Mas a pandemia acelerou esse processo. Em 2019, o faturamento do comércio eletrônico cresceu 22,7% em relação a 2018, segundo relatório da NeoTrust. E só nos primeiros meses de 2020, a expansão bateu os 40,7%, de acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizada pelo PayPal Brasil em parceria com o BigData Corp. Muitos anos de evolução no comportamento do cliente aconteceram em poucos meses.
A partir do momento em que abraça as compras online, o consumidor muda o comportamento. Torna-se cada vez mais exigente e imediatista, além de demandar experiências de compra personalizadas. Então, as mesmas tecnologias que ajudaram a aumentar o acesso ao e-commerce também podem dar às marcas as ferramentas para alcançar um novo nível de conexão com seus clientes.
“A API do WhatsApp nos permitiu alcançar facilmente um grande número de pessoas. Os clientes podiam acessar nosso serviço do WhatsApp clicando nos anúncios que os levavam ao bate-papo, onde poderíamos oferecer um serviço personalizado e ajudá-los a tomar as decisões de compra certas para seus negócios. Com o WhatsApp, pudemos nos destacar dos concorrentes e atender as pessoas de maneira diferente.”
Rodolfo Luz, Gerente de Marketing, Stone
Ao ativar o Discovery Commerce para sua marca, o anunciante passa a ter acesso a uma forma nova de se relacionar com clientes. Mais do que dados demográficos, os sistemas de inteligência artificial e machine learning que o Facebook oferece fazem com que um produto ou serviço consiga encontrar as pessoas certas a partir de uma análise de dados qualificada.
“O Facebook entende que pessoas são mais complexas do que o que seus dados demográficos podem indicar, priorizando a segmentação por interesses. Para as empresas, significa um movimento diferente de construção de marca, mais assertivo e avançado na jornada de decisão de compra.”
Marcio Garcez, Diretor de Negócios, Facebook Brasil
Marketing focado
Para acionar o sistema, as empresas compartilham com o Facebook aquilo que sabem sobre seus clientes, usando para isso sua base de CRM ou o SDK e o Pixel do Facebook. Com esses sinais e informações iniciais, as marcas que ajudam o sistema do Discovery Commerce a identificar a audiência que mais se aproxima do perfil de seus negócios.
Os resultados desse trabalho em conjunto atuam para otimizar o direcionamento e também o orçamento. Identificando quais anúncios têm maior potencial dentro de uma campanha, por exemplo, é possível direcionar a maior parte do orçamento para elas. Em outras palavras, o sistema garante o maior alcance, com maior relevância e os menores custos possíveis.
“Nosso cliente era uma marca dinâmica, que se atualiza muito rápido, e tem uma grande variedade de produtos. A parceria entre Kenshoo e Facebook permitiu que a gente pudesse focar em criar os vídeos, conteúdo complexo e desafiador, e ajudar na gestão da campanha do cliente, deixando com ele (Facebook) o trabalho de entregar os anúncios para as pessoas certas, na hora certa.”
Adalberto Braga, Client Services Lead LATAM, Kenshoo
Ao alinhar a mensuração com as metas de negócios, a empresa ainda consegue acompanhar o retorno sobre investimentos de maneira certeira e pode usar essas informações para fazer ajustes em tempo real. Nesse ponto, é possível trabalhar com Parceiros de Marketing do Facebook, que oferecem uma ampla variedade de soluções para ajudar a marca a vender e interagir com clientes de forma mais eficaz. Assim, libera-se tempo e colaboradores para se concentrar em inovação e em formas de aprimorar a estratégia.
Após localizar o perfil ideal de consumidor para cada produto ou serviço, o Discovery Commerce oferece também soluções para um processo de compra mais fluido, sem atritos. Com elas, empresas dos mais diversos setores podem competir de igual para igual no novo mundo do comércio, cada vez mais digitalizado e acelerado pela pandemia.
A verdade é que estamos tratando de um percurso contínuo de aprendizado. É um processo que não depende apenas das “ferramentas certas”, mas do desenvolvimento de uma nova mentalidade nas empresas. E ninguém precisa fazer esse percurso sozinho: a ideia é que o Facebook seja um parceiro para cada marca, ao longo de cada etapa. Ative o Discovery Commerce e aproveite um sistema completo, capaz de estimular a descoberta de novos produtos, de demanda e de crescimento.
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