EUA enviarão 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para México e Canadá
[ad_1]
Segundo um funcionário da Casa Branca, o governo dos EUA está planejando enviar 2,5 milhões de doses para o México e 1,5 milhões para o Canadá como um “empréstimo” Os Estados Unidos estão planejando enviar 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca/ Oxford contra a covid-19 para o México e o Canadá, em sua primeira exportação de vacinas.
Um funcionário da Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (18) que o governo do presidente americano, Joe Biden, está planejando enviar 2,5 milhões de doses para o México e 1,5 milhões para o Canadá como um “empréstimo”, segundo a Associated Press.
A vacina AstraZeneca não foi autorizada nos EUA, mas foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dezenas de milhões de doses do imunizante foram armazenadas nos EUA, à espera da autorização de uso emergencial pela FDA, a agência americana reguladora de medicamentos e alimentos.
“Nossa prioridade continua a ser vacinar a população dos EUA, mas a verdade é que esse vírus não conhece fronteiras e garantir que nossos vizinhos possam contê-lo é missão crítica para proteger a saúde e a segurança econômica dos americanos e para impedir a disseminação da covid-19 em todo o mundo”, disse o funcionário da Casa Branca.
Em conversas recentes, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediram a Biden que os ajudasse a preencher lacunas das campanhas de vacinação em seus países, segundo o jornal “The Washington Post”.
Movimento migratório
Autoridades mexicanas e americanas negaram que a entrega de vacinas estaria condicionada à maior repressão ao fluxo migratório na fronteira entre os dois países. Os EUA deixaram claro que buscaram a ajuda do México para administrar um fluxo recorde de adolescentes e crianças provenientes da América Central.
No entanto, segundo autoridades que falaram sob condição de anonimato, o México se comprometeu a receber de volta mais famílias centro-americanas “expulsas” dos EUA sob uma ordem de saúde emergencial, ao mesmo tempo em que instou Biden a compartilhar doses excedentes da vacina.
Nas últimas semanas, o México divulgou uma série de operações anti-imigração, principalmente ao longo de sua fronteira sul com a Guatemala.
[ad_2]
Source link