Ex-secretários do Tesouro pedem rápida confirmação de Yellen no Senado
[ad_1]
Sabatina de Janet Yellen no Senado começará nesta terça-feira, véspera da posse de Joe Biden Ex-secretários do Tesouro dos Estados Unidos divulgaram uma carta ao Senado nesta terça-feira pedindo que a indicação de Janet Yellen para o cargo, feita pelo presidente eleito, Joe Biden, seja confirmada rapidamente.
A sabatina de Yellen no Comitê de Finanças do Senado começará nesta terça-feira, véspera da posse de Biden. A audiência está marcada para ter início às 12h (horário de Brasília).
Janet Yellen discursa em evento que a apresentou como a futura secretária do Tesouro dos Estados Unidos
Andrew Harnik/AP
Na carta, publicada pela equipe de transição de Biden, todos os ex-secretários do Tesouro ainda vivos dizem que a rápida confirmação é urgente porque os EUA enfrentam desafios econômicos imediatos. Atrasar a votação da indicação, segundo eles, “criaria riscos desnecessários neste momento crítico”.
“Condições econômicas sem precedentes criaram imensas dificuldades e ameaçam minar ainda mais nossa segurança e prosperidade. Com milhões de americanos sem trabalhar, o desemprego de longa duração aumentando e a atividade paralisada em grandes setores da economia, o próximo governo enfrentará desafios assustadores”, escreveram.
“Abordar essas questões urgentes exigirá um envolvimento cuidadoso do Departamento do Tesouro. Qualquer lacuna em sua liderança correria o risco de atrasar os esforços de recuperação”, acrescentaram eles na carta.
Os ex-secretários do Tesouro também elogiaram Yellen, dizendo que ela é excepcionalmente qualificada para a função. Eles também destacaram que sua integridade já foi avaliada diversas vezes, inclusive pelo Senado, durante o período em que ela presidiu o Federal Reserve (Fed).
A carta é assinada por George Shultz, James Baker, Robert Rubin, Lawrence Summers, John Snow, Henry Paulson, Timothy Geithner e Jacob Lew, que comandaram o departamento em governos democratas e republicanos.
[ad_2]
Source link