Governo federal e do Rio definem cronograma para implantar ZPE do Açu
[ad_1]
Ideia é lançar no fim de junho edital para seleção da empresa que vai viabilizar e administrar área, para assinar contrato em outubro O Ministério da Economia e representantes do governo do Rio de Janeiro definiram novo cronograma para implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense.
A ideia é que seja lançado no fim de junho o edital para seleção da empresa que vai viabilizar e administrar a ZPE. Em seguida, em outubro, deve ocorrer a assinatura dos contratos. Em janeiro de 2022 acontece a abertura da empresa administradora.
O cronograma ainda precisa da aprovação do Conselho das ZPEs, mas a expectativa, segundo o Ministério da Economia, é que a ZPE do Açu, criada em 2017, entre em funcionamento em 2023, com possibilidade de atrair R$ 40 milhões em investimentos e gerar cerca de 2 mil empregos.
ZPEs são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. As empresas que ali se instalam são beneficiadas com incentivos fiscais. Para o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, a definição do cronograma é mais um passo em direção ao desenvolvimento das zonas de processamento de exportação no país.
Porto do Açu
André Coelho / Agência O Globo
[ad_2]
Source link