IBGE informa negociações para fazer Censo em 2022
[ad_1]
O grande desafio do IBGE será negociar um volume de recursos para os trabalhos preparatórios para a realização da pesquisa no próximo ano Em nota divulgada hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a informação divulgada mais cedo pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, de que não há previsão orçamentária para o Censo Demográfico no Orçamento 2021 e que ele não será realizado este ano. O instituto informou que vai retomar as negociações com o Ministério da Economia para planejar e promover a pesquisa em 2022.
“Conforme anunciado hoje pelo Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, o Censo será adiado”, afirma o IBGE em nota. “O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME”, completa o texto.
O grande desafio do IBGE será negociar um volume de recursos para os trabalhos preparatórios para a realização da pesquisa no próximo ano. O Orçamento 2021 sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro ontem reduziu ainda mais a verba para a pesquisa, de R$ 71 milhões para R$ 53 milhões. O montante é apontado como insuficiente para as etapas iniciais de preparação para o Censo.
Sobre o processo seletivo para mais de 200 mil vagas temporárias para o Censo Demográfico, o IBGE informou que vai “anunciar as orientações assim que for possível”. No ano passado, após o cancelamento do Censo por causa da pandemia, o valor das inscrições foi devolvido aos candidatos.
Simone Mello/Agência IBGE Notícias
[ad_2]
Source link