Presidente do Senado sugere projeto para facilitar compra de vacinas da Pfizer e Janssen
[ad_1]
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse hoje que o Congresso vai elaborar um projeto que autorize não apenas a União, mas Estados, municípios e a iniciativa privada a assumirem riscos na compra de vacinas contra a Covid-19. A proposta seria uma forma de viabilizar um acordo com os laboratórios responsáveis pelos imunizantes da Pfizer e da Janssen — que pertence à Johnson & Johnson. A afirmação foi feita após reunião entre Pacheco e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
“Identificamos um caminho inteligente, que eu considero seguro, que é de uma alternativa legislativa. Um projeto que será concebido, eu acredito, ainda hoje no âmbito do Senado Federal para que encontremos um caminho que autorize a União, mas também Estados e municípios a assumirem os riscos das compras das vacinas”, explicou.
Segundo ele, o projeto pode constituir “garantias, cauções e seguros” para a aquisição da vacina. “Uma ideia que surgiu aqui nessa conversa que é a possibilidade de termos a participação da iniciativa privada. Há inúmeros segmentos da iniciativa privada dispostos a auxiliar na aquisição dessas vacinas e contribuir para o país”, explicou antes de ponderar que isso não afetará o Sistema Único de Saúde (SUS) ou o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“É óbvio que nós vamos construir uma forma que preserve o PNI, que preserve o Sistema Único de Saúde em razão da universalidade, que obedeça às prioridades do Brasil para que não haja sacrifício a essas prioridades. É uma forma de nós construirmos e vamos fazer isso de agora”, argumentou.
De acordo com o presidente do Senado, o projeto poderia facilitar o acordo com os laboratórios da Pfizer e Janssen, de forma que as primeiras vacinas dessas empresas fossem liberadas já a partir de abril. “Os laboratórios não entregaram, pelo menos para o Congresso Nacional, o cronograma de vacinas. Talvez tenham entregue para o ministro da Saúde, mas de qualquer forma a entrega seria já para abril em diante. Essa é a nossa expectativa, é o tempo que a gente precisa de entrega que sejam aumentadas gradativamente”, disse.
Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), concede entrevista
Roque de Sá/Agência Senado
[ad_2]
Source link