Primeiro ato de Lira na presidência da Câmara é anular eleição de cargos da Mesa
[ad_1]
Com a anulação, cinco das seis vagas da Mesa Diretora da Casa ficarão com os partidos que apoiam a candidatura de Arthur Lira Eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
Arthur Lira (PP – AL) é eleito novo presidente da Câmara
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
“Tenho muita sensibilidade, talvez até tristeza, mas não posso me furtar, em hipótese alguma, a permitir que tudo que nós tratamos, dissemos e pregamos não seja cumprido a partir de hoje nesta Casa”, disse Lira. Ele afirmou que o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acolheu o bloco de forma monocrática e invalidou a decisão do colega.
Os partidos aliados ao MDB argumentam que o sistema interno da Câmara estava com defeito e travou na hora do registro do bloco. Maia aceitou o argumento e deferiu o bloco, o que deu a aliados do candidato Baleia Rossi (MDB-SP) três das seis vagas de direção. Com a anulação, cinco das seis vagas ficarão com os partidos que apoiam a candidatura de Lira.
O deputado do PP argumentou que ainda não era conhecida a apuração dos demais cargos, apenas o de presidente, e desconsiderou as candidaturas feitas. Uma nova reunião ocorrerá às 11h de terça-feira para decidir quais partidos ficarão com cada cargo, o registro das candidaturas ocorrerá até as 13h e a sessão para eleição será às 16h.
Com a mudança, o PT, que na eleição de hoje indicou a primeira secretaria (responsável pelas bilionárias licitações e gestão de pessoal da Câmara), deve ficar apenas com a quarta secretaria (que cuida da distribuição de apartamentos funcionais dos deputados). Os aliados de Lira ficarão com os principais cargos administrativos e as duas vice-presidências.
[ad_2]
Source link