a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Primeiro lote de IFA da China chega à Fiocruz para produção de vacina

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Primeiro lote de IFA da China chega à Fiocruz para produção de vacina

Primeiro lote de IFA da China chega à Fiocruz para produção de vacina

[ad_1]


Os 90 litros do ingrediente que chegaram hoje são suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses O primeiro lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China para a produção da vacina contra a covid-19 chegou à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) neste sábado à noite. Os 90 litros de IFA recebidos hoje – armazenados a -55ºC – são suficientes para a produção de 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca.
A carga, que chegou ao aeroporto do RIOGaleão pouco depois das 18h, foi levada em um caminhão frigorífico para a Fiocruz, na Avenida Brasil, onde chegou por volta das 20h.
O material foi recebido pelos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O insumo saiu de Xangai, na China, passou por Luxemburgo, e veio para o Brasil em um avião de carga.

A carga estava prevista para chegar ao Brasil em janeiro, mas acabou sofrendo atraso em função de trâmites burocráticos na China.
A Fiocruz receberá mais dois lotes em fevereiro, nos dias 23 e 28. Com a liberação do primeiro lote, os seguintes já têm as autorizações garantidas para a exportação.
A partir do recebimento desses insumos, a fundação tem previsão de entregar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), em março, 15 milhões de doses da vacina. A primeira entrega, com 1 milhão de doses, deverá ocorrer na semana de 15 a 19 de março.
Vídeo
Em vídeo divulgado neste sábado, a presidente da Fiocruz ressaltou a importância do recebimento do IFA para o combate à covid-19. “Estamos certos que vamos produzir essa vacina, uma vacina eficaz e segura, para o Programa Nacional de Imunizações, para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Nísia Trindade Lima.
Com a chegada da matéria-prima da China, o processamento da vacina contra a covid-19 ocorrerá em quatro etapas. Na primeira delas, de formulação, o IFA é descongelado e diluído para receber estabilizadores responsáveis por garantir a integridade e preservação do princípio ativo. Na segunda fase, de envaze e recravação, o líquido da vacina é inserido de forma automatizada em frascos esterilizados, sendo fechados e encaminhados para recravação, momento em que recebem lacre de segurança.
Na etapa de inspeção, os frascos são verificados individualmente por um equipamento especializado, que identifica possíveis problemas como rachaduras, defeitos nos vidros e outros sinais que possam comprometer a vacina. A quarta e última fase do processamento é a de rotulagem e embalagem, na qual as vacinas recebem rótulos com identificação, número de lote, data de fabricação, validade e outras informações técnicas. Em seguida, as vacinas serão embaladas.
Meta
Apesar do atraso na entrega dos insumos da China, a Fiocruz mantém sua meta de produção de 100,4 milhões de doses da vacina até julho. Outras 100 milhões de doses estão previstas para o segundo semestre do ano.
Até o início de março, a Bio-Manguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz, terá uma linha de produção da vacina, com capacidade de 700 mil doses por dia. No fim de março, entra em operação a segunda linha de produção, o que permitirá que o envaze atinja 1,3 milhões de doses por dia. Com isso, a Fiocruz vai ampliar a entrega de doses de 15 milhões em março para 27 milhões em abril.
Nesta primeira fase, a vacina é produzida com o IFA importado. A partir de abril, a Bio-Manguinhos estará pronta para iniciar o processo de incorporação de tecnologia para a produção nacional do IFA, como previsto no contrato com a Oxford/Astrazeneca. A previsão da Fiocruz é que a validação dos processos do IFA nacional seja concluída até julho, permitindo a produção a partir do mês seguinte.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.