a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Taxas de eficácia da CoronaVac são relevantes, dizem especialistas

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Taxas de eficácia da CoronaVac são relevantes, dizem especialistas

Taxas de eficácia da CoronaVac são relevantes, dizem especialistas

[ad_1]


Vacina do Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac atingiu eficácia de 78% a 100% A notícia de que a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac atingiu eficácia de 78% a 100% contra a covid-19 foi comemorada por especialistas.
Nesta quinta-feira, o presidente da instituição, Dimas Covas, informou que nenhuma das pessoas imunizadas que contraíram o novo coronavírus apresentou caso grave ou moderado da doença, nem precisou de hospitalização.
“Primeiramente, temos que comemorar uma vacina comprovada como segura, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A instituição tem mais de cem anos de experiência e fornece grande parte dos imunizantes do calendário vacinal nacional”, disse o médico sanitarista Adriano Massuda, professor da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
A taxa de eficácia da CoronaVac foi de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial – ou seja, de cada cem voluntários que contraíram o vírus, 22 tiveram apenas sintomas leves, sem necessidade de internação.

Divulgação/Governo do estado de São Paulo
A imunização garantiu proteção de 100% contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados.
Segundo Massuda, a questão do gradiente de eficácia e os detalhes do estudo não são aspectos menos relevantes, mas ter uma vacina segura é a grande notícia do momento.
“O mais importante agora é evitar polêmicas, organizar a vacinação e convencer as pessoas de que é importante se imunizar”, afirmou.
O sanitarista observou ainda que os resultados divulgados pelo governo de São Paulo são de estudos de pré-lançamento, que precedem pesquisas pós-lançamento durante o acompanhamento do uso da vacina. Há um longo caminho a percorrer e vacinas são aperfeiçoadas continuamente.
Para Eliseu Alves Waldman, professor do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o percentual de 78% de eficácia para qualquer forma de manifestação da covid-19 já é razoável. “É um bom desempenho, um passo importante.”
“Os detalhes do estudo e a metodologia obviamente estão disponíveis para a Anvisa [Agência de Vigilância Sanitária] e vão ser divulgados dentro do rigor científico em alguma publicação especializada”, afirmou.
O médico observou que o Butantan emprega tecnologia antiga e comprovadamente segura. A fórmula da CoronaVac é baseada numa tecnologia das mais tradicionais, que é a produção por meio de vírus inativados. Há mais de 70 anos esse tipo é usado.
Para Waldman, com esses resultados, há condições de iniciar uma campanha de vacinação em massa, com prioridade aos grupos que constam na proposta do Ministério da Saúde.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.