Trump se despede da presidência, deseja sucesso a novo governo e promete voltar
[ad_1]
Cerimônia na base aérea de Andrews, onde Trump discursou, chamou atenção pelas ausências O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se despediu do cargo nesta quarta-feira desejando sorte e sucesso ao novo governo – sem citar seu sucessor, Joe Biden, pelo nome – e prometendo voltar em breve.
Em discurso na base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, Trump celebrou as conquistas de seu governo nos últimos quatro anos e afirmou que o novo presidente terá uma base sólida para ter sucesso no futuro.
“Eu estarei assistindo, eu estarei ouvindo e direi que o futuro deste país nunca foi melhor. Desejo ao novo governo muita sorte, muito sucesso”, afirmou Trump.
A cerimônia chamou mais a atenção pelas ausências. Apesar de vários de seus assessores mais próximos estarem presentes, o vice-presidente Mike Pence e importantes figuras do Partido Republicano no Congresso, inclusive aliados de Trump, não compareceram.
O presidente citou nominalmente apenas seu chefe de gabinete, Mark Meadows, e a primeira-dama, Melania Trump, ao agradecer aos que contribuíram para seu governo, que, segundo ele, foi diferente dos demais que passaram pela Casa Branca.
Trump também prometeu retornar, como já havia feito na terça-feira, em um vídeo de despedida, quando disse que “o movimento que iniciamos está apenas começando”.
A imprensa americana afirma que ele cogita criar um partido, que se chamaria Partido Patriota.
O republicano embarcou no Air Force One pela última vez junto com Melania com destino à Flórida. Trump já havia anunciado que não participaria da posse de Biden, algo que só aconteceu quatro vezes na história, a última delas em 1869.
Veja o discurso de despedida na base aérea, em inglês, a partir de 40m24s no vídeo abaixo:
[ad_2]
Source link