União Europeia recebe doses da Pfizer e deve iniciar vacinação no domingo
[ad_1]
Caixas contendo a vacina da Pfizer e BioNTech contra covid-19 são carregadas em um caminhão na fábrica da Pfizer Global Supply Kalamazoo em Portage, Michigan, Estados Unidos
Morry Gash/Pool/AP Photo
Os primeiros carregamentos de vacinas contra o coronavírus chegaram à União Europeia (UE). As doses do imunizante desenvolvido pela BioNTech e Pfizer, saídas da Bélgica, foram entregues em armazéns na sexta-feira e no início do sábado. As primeiras inoculações devem acontecer neste domingo.
O lançamento marca um momento de esperança para uma região que abriga alguns dos primeiros e mais afetados pontos de impacto do novo coronavírus, como Itália e Espanha. Ao todo, os 27 estados-membros da UE viram pelo menos 16 milhões de casos do coronavírus e mais de 336.000 mortes.
“Chegou a boa notícia no Natal”, disse o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, em uma entrevista coletiva no sábado. “Neste momento, caminhões estão percorrendo toda a Europa, a Alemanha e suas regiões, para entregar a primeira vacina. Mais entregas acontecerão depois de amanhã”, disse Spahn. “Esta vacina é a chave decisiva para acabar com esta pandemia. É a chave para recuperar nossas vidas.”
O empreendimento é o resultado da coordenação por parte de todos os 27 estados membros, que fizeram uma abordagem unificada para lidar com a complexidade logística da operação, após dificuldades na negociação de um acordo comercial pós-Brexit com a Grã-Bretanha.
As primeiras remessas, porém, são limitadas a até 10 mil doses na maioria dos países, e os programas de vacinação em massa estão previstos para começar apenas em janeiro.
Cada país está decidindo seu esquema de vacinação, mas todos fizeram uma escala que coloca a população mais vulnerável em primeiro lugar.
As autoridades francesas disseram que priorizarão os idosos, com base no alto impacto sobre as populações mais velhas em surtos anteriores de vírus na França.
A Alemanha, onde a pandemia já ceifou mais de 30 mil vidas, a vacinação começará com maiores de 80 anos e pessoas que cuidam de grupos vulneráveis.
As autoridades espanholas disseram neste sábado que o primeiro lote da vacina chegou na cidade de Guadalajara – onde as primeiras injeções serão administradas na manhã de domingo em um asilo.
Uma enfermeira do Hospital Spallanzani, em Roma, principal centro de doenças infecciosas da capital italiana, deve ser a primeira no país a receber a vacina, seguida por outros profissionais de saúde.
Na Polônia, as duas primeiras pessoas a serem vacinadas no domingo serão uma enfermeira e um médico no hospital do Ministério do Interior em Varsóvia, o principal hospital para coronavírus na capital, seguidos por equipes médicas em dezenas de outros hospitais. O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki chamou recentemente de dever patriótico dos poloneses se vacinarem – uma mensagem dirigida a uma sociedade onde existe um alto grau de hesitação nascida de uma desconfiança geral nas autoridades.
Na Bulgária, onde as suspeitas também são altas, a primeira pessoa a receber a injeção será o ministro da Saúde, Kostadin Angelov, que prometeu uma campanha agressiva para promover os benefícios das vacinas.
Na Croácia, onde o primeiro lote de 9.750 vacinas chegou na manhã de sábado, uma casa de repouso em Zagreb será a primeira a receber a vacina na manhã de domingo, segundo a TV estatal HRT.
[ad_2]
Source link