Aliança internacional pró-florestas é positiva, dizem governadores da Amazônia Legal
[ad_1]
Consórcio diz que iniciativa valoriza esforços dos governos subnacionais O Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal recebeu como “um passo altamente positivo” o lançamento da nova aliança público-privada “Leaf Coalition”, segundo nota enviada à imprensa.
A aliança foi feita pelos Estados Unidos, Noruega e Reino Unido com um grupo de grandes empresas, que irão colocar recursos para proteger as florestas tropicais e subtropicais.
Todos os países com florestas tropicais podem apresentar suas propostas. O mecanismo é similar ao do Fundo Amazônia, por meio do qual o Brasil recebia recursos como compensação pelos esforços de conter o desmatamento da Amazônia. Os recursos vinham depois dos resultados obtidos.
Agora há pelo menos duas diferenças: o Fundo Amazônia tinha mais de US$ 1 bilhão só para o Brasil, que nesta nova versão terá que competir com todos os outros países florestais. Os governos locais também podem se qualificar para receber os recursos.
A iniciativa Leaf começa com mobilização de US$ 1 bilhão mas tem potencial de se tornar a maior estratégia global de proteção das florestas tropicais, vitais para conter a crise climática.
“A iniciativa pretende remunerar por resultados os governos nacionais e subnacionais que implementarem projetos de combate ao desmatamento ilegal ou de reflorestamento”, diz a nota assinada pelo governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), que preside o consórcio.
“Consideramos que iniciativas como essa valorizam os esforços dos governos subnacionais na implementação de projetos que aliam o desenvolvimento regional, a melhoria dos indicadores sociais e a manutenção da floresta em pé”, diz o texto.
O Brasil, lembram os governadores da Amazônia, tem seis biomas. “Temos alta responsabilidade na utilização desses ativos para avançar no desenvolvimento de uma economia verde, que possibilite bem-estar para a população e a preservação das florestas”, diz a carta.
O governador do Maranhão, Flávio Dino
Denio Simões/Valor
[ad_2]
Source link