a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Ibovespa sobe com exterior e PEC, mas cautela permanece

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Ibovespa sobe com exterior e PEC, mas cautela permanece

Ibovespa sobe com exterior e PEC, mas cautela permanece

[ad_1]


O que ajudou o mercado foi a sinalização do relator da PEC Emergencial na Câmara, Daniel Freitas, de que o texto será mantido da mesma forma que foi aprovado no Senado Apesar de um ambiente rodeado de incertezas, o Ibovespa conseguiu recuperar parte do terreno perdido nos últimos dias e fechou em alta. O movimento foi sustentado pelo cenário externo mais favorável a ativos de risco e pela sinalização de que o PEC Emergencial não terá mudanças em sua apresentação na Câmara.
Após ajustes, o Ibovespa fechou em alta de 0,65%, aos 111.331 pontos, embora ainda acumule perda de 3,42% na semana. O giro financeiro foi robusto, de R$ 32,081 bilhões, seguindo o ritmo observado em boa parte do ano.
O que ajudou o mercado a se firmar em alta e evitou um pessimismo ainda maior foi a sinalização do relator da PEC Emergencial na Câmara, Daniel Freitas, de que o texto será mantido da mesma forma que foi aprovado no Senado. Em seguida, o presidente da Casa, Arhtur Lira, disse que a admissibilidade da PEC será discutida hoje e votada em dois turnos amanhã.
Ainda assim, profissionais de mercado evitam baixar a guarda e dizem que a sinalização ainda passa longe de tornar um alívio mais mais concreto.
Na avaliação de Luiz Eduardo Portella, sócio e gestor da Novus Capital, a PEC precisa ser aprovada, de fato, sem mudanças para que haja um alívio no mercado e os ativos locais comecem a tirar a diferença para os pares globais. “Ainda não tivemos um respiro e a volatilidade está prejudicando todo mundo. Por isso, ninguém confia ainda que a PEC será mantida desta maneira”, alerta.
Diante de tanta pressão carregada nos preços, Portella afirma que “a aprovação da PEC seria um grande alívio, pois tira o risco de ruptura da mesa”. O gestor diz que está animado com o fundamento global e a melhora do ritmo de vacinação no Brasil. “Mas precisamos reduzir a volatilidade da cena política e isso inclui o Judiciário”, diz. “Estou mais cauteloso, o Brasil está com muita volatilidade na cena política”, diz.
Hoje, dentre as blue chips na bolsa, boa parte dos papéis subiram, mas Vale fechou em baixa, devido à queda do minério de ferro na China e às medidas no gigante asiático para restrição de produção de aço. As ações de mineradora cederam 1,00%, enquanto as da CSN caíram 3,67%.
Por outro lado, as ações de frigoríficos se destacam no pregão desta terça-feira. De acordo com analistas da Ativa, Minerva avança bem por conta dos dividendos que serão pagos no próximo mês e BRF se beneficia do surto de gripe suína na China, que está se espalhando cada vez mais, favorecendo as exportações de frangos e suínos.
Além disso, as ações ligadas a consumo também recuaram. Lojas Americanas PN perdeu 5,70%, B2W ON caiu 5,25% e Via Varejo ON teve queda de 4,85%. De acordo com analistas, o movimento foi decorrente da piora da pandemia no país e o avanço dos juros por aqui, o que prejudica a precificação das ações e pode restringir o crédito.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.