a
Todos os direitos reservados 2022
Cardoso & Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Powell: Estou mais preocupado em não alcançarmos uma recuperação econômica do que na inflação

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Powell: Estou mais preocupado em não alcançarmos uma recuperação econômica do que na inflação

Powell: Estou mais preocupado em não alcançarmos uma recuperação econômica do que na inflação

[ad_1]


Questionado sobre quando o BC americano começará a reduzir as suas compras de ativos, Powell disse que esta discussão “ainda é prematura” O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afastou as preocupações em relação à possibilidade de que a atuação de política monetária do BC americano esteja criando uma bolha, defendendo que a política monetária acomodatícia não é o principal motivo por trás das altas no mercado acionário.

Falando na entrevista coletiva após a decisão de política monetária do Fed, Powell disse que o que tem realmente impulsionado os preços dos ativos são as expectativas em torno da vacinação e das políticas fiscais, e não a política monetária.
“A conexão entre os juros baixos e o valor dos ativos provavelmente não é tão apertada quanto as pessoas pensam”, disse.

O banqueiro central também disse não estar muito preocupado com um aumento excessivo da inflação. “Considerando que mais de 9 milhões de americanos ainda não recuperaram os seus empregos, acredito que uma postura altamente acomodatícia ainda é muito apropriada para cumprir o mandato do Fed de pleno emprego”, disse. “Estou muito mais preocupado em não alcançarmos uma recuperação econômica plena do que com uma inflação mais elevada.”

Powell disse também que não vê muitos riscos de uma disparada da inflação como o que foi visto nos anos 1970 e que uma inflação muito baixa é um problema mais fácil de se lidar do que uma inflação muito alta, que é um problema que o Fed “sabe enfrentar”. “As forças desinflacionárias que enfrentávamos antes da crise ainda estão em jogo”, completou.

Questionado sobre quando o BC americano começará a reduzir as suas compras de ativos, Powell disse que esta discussão “ainda é prematura”, e que a maneira como a instituição fará este movimento será com uma orientação clara e antecipada aos mercados. “Ninguém será surpreendido quando o Fed anunciar a redução das compras de ativos”, assegurou.

O presidente do Fed disse, por fim, que a economia americana se mostrou mais resiliente do que o esperado, mas que certas partes da economia que não permitem operação à distância, como os setores de turismo e lazer – e os empregos perdidos nelas – só conseguirão se recuperar após a distribuição das vacinas.

Powell se recusou a fazer comentários sobre ações específicas quando questionado sobre a disparada da ação da GameStop, que fechou em alta de 133% hoje e acumula ganhos de mais de 1.800% em 2021.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.